quarta-feira, 3 de junho de 2009

Formação de cristais de Enxofre:

Questão central:“Que processos intervêm na formação de minerais?”

Após esta actividade prática podemos retirar as seguintes observações:

- Os cristais que se formaram na rolha cristais mais desenvolvidos que nos outros 2 meios;


- Os cristais que se formaram na água fria eram pouco desenvolvidos;
- Os cristais formados à temperatura ambiente no cadinho não se encontravam desenvolvidos, e quando desenvolvidos eram muito poucos;


Após a realização da actividade prática e de retirar as observações é possível concluir que:

Um dos processos que intervêm na formação de minerais é a cristalização, uma vez que todos os cristais são minerais. Podemos também concluir que a formação destes mesmos cristais implicam determinadas condições do meio tais como: a agitação do meio em que se formam; o tempo; o espaço disponível e a temperatura. Logo, quanto mais calmo estiver o meio, quanto mais lento for o processo e quanto maior o espaço disponível, mais desenvolvidos e perfeitos são os cristais obtidos, tal como observa-mos na actividade prática em que:
· Os cristais que se formaram na rolha eram mais desenvolvidos do que nos outros meios pois o processo de consolidação (arrefecimento) foi mais lento que nos outros meios, o que deu origem a cristais com uma textura muito cristalizada;
· Os cristais formados na água fria eram pouco desenvolvidos pois sofreram um arrefecimento muito rápido, dando origem a cristais com textura pouco cristalizada (estrutura amorfa);
· Os cristais formados a temperatura ambiente eram menos desenvolvidos, dando origem a cristais pouco cristalizados com estruturas vítreas;

Com esta actividade prática podemos também constatar o que acontece com o arrefecimento do magma na Natureza, porém devemos ter em consideração que a composição destas substâncias é bastante diferente da composição do magma e as condições em que decorreu a experiência são diferentes daquelas que ocorrem no interior da Terra, podendo por isso os resultados serem um pouco diferentes dos obtidos.
Contudo, tal como acontece na Natureza, nesta actividade prática as substâncias são aquecidas ou diluídas para desagregar as partículas de forma a que estas se possam movimentar livremente no espaço.

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