quarta-feira, 3 de junho de 2009

Actividade Prática - Determinar a Porosidade de uma amostra.

->Actividade 1:

Material:


- Proveta de 250 ml;
- 250 ml de areia;
- Gobelé de 250 ml;
- 150 ml de água;

Procedimento Experimental :

1º. Reúna o material necessário;
2º. Coloque 250 ml de areia muito fina e seca dentro de um gobelé de 500ml;
3º. Introduza num gobelé de 250 ml, 150ml de água;
4º. Verta água no gobelé que contêm a areia;
5º. Observe os resultados obtidos.

Medições :

250ml de areia = 0,25L = 0,25dm³
150ml de água = 0,15L = 0,15dm³

Quantidade de água -150ml
Quantidade de areia – 250ml
Quantidade de água final – 100ml
Quantidade de água perdida = Volume de porosidade
= Quant. de água inicial – Quant. de água final =
= 150 – 100 = 50ml = 0,05 dm³

P = (Volume de poros/Volume total de areia) x 100 = (0,05/0,25) x 100 = 20%

-> Actividade 2:

Material:
- Proveta de 250 ml;
-110 ml de areia;
-Gobelé de 250 ml;
-100 ml de água;

Procedimento Experimental :

1º. Reunir o material necessário;
2º. Coloque 110 ml de areia num gobelé de 250 ml;
3º. Num gobelé de 250 ml juntar 100ml de água;
4º. Verter a água na proveta que contém a areia;
5º. Observar e efectuar os cálculos necessário;

Medições:

110ml de areia = 0,11L = 0,11dm³
100ml de água = 0,10L = 0,10dm³

Quantidade de água -100ml
Quantidade de areia – 110ml
Quantidade de água final – 100ml
Quantidade de água perdida = Volume de porosidade
= Quant. de água inicial – Quant. de água final =
= 100 – 69 = 31 ml = 0,031 dm³

P = (Volume de poros/Volume total de areia) x 100 = (0,031/0,11 ) x 100 = 28,18%


Quadro de Resultados de Todos os grupos das 2 actividades :

1º Procedimento

2º Actividade

Ana e Flávia

26,6 %

27, 82%

Leandro

24%

---------

Davide

31,5%

27, 27 %

Zé e João

41%

28, 57%

Hélder e João

30, 75%

23,7%

Cátia e Ana

20%

28,18%

Cátia e Bárbara

33,9%

23,6%

Diferença total:

21 %

5%



Conclusões para a divergência de resultados:

A quantidade de água e areia variou de grupo para grupo devido a :

1º. O material utilizado embora fosse o mesmo para todos os grupos, a areia de alguns destes continha mais sedimentos grossos que outros, tornando o material mais grosso ou fino de grupo para grupo;
2º. Os matérias e os métodos utilizados por cada grupo divergiam;
3º. O volume de porosidade seria correcto apenas se a areia estivesse bem seca (deixando assim que a água penetra-se completamente nos poros);
4º. Erros de cálculos;
5º. A base ou o volume dos recipientes era diferente;
6º. A forma como os materiais foram colocados nos recipientes divergiu de grupo para grupo.

Todos estes factores fizeram com que cada grupo obtivesse resultados muito diferentes na actividade 1, mas como na actividade 2 alguns grupos se reuniram e fizeram o procedimento experimental de forma igual, os resultados foram mais parecidos, como se pode observar na tabela a cima mensionada.

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