domingo, 11 de janeiro de 2009

Simbiose

É uma relação vantajosa entre dois ou mais orgnismos vivos de especies diferentes.
É uma associação permanente de dois ou mais seres vivos, indispensavel pelo menos a um deles, e util ou indiferente a outro. Como os organismos agem activamente em conjunto para proveito mutuo, isso pode acarretar especializações funcionais de cada espécie envolvida.
Por vezes a simbiose é tambem chamada d protocooperação, quando não existe obrigatoriedade na relação deve-se mesmo utilizar esse termo/conceito.

Tipos de Simbiose :

Comensalismo: simbiose em que membros de uma espécie são beneficiados enquanto os de outra espécie não são beneficiados nem prejudicados.

Parasitismo: Simbiose em que os membros de uma espécie vive a expensas de membros de outra espécie. Existem dois tipos, que são:

-Parasitismo social: Coexistência, no mesmo ninho, de duas espécies de insectos sociais, uma delas dependendo da outra.

-Parasitismo social temporário: Parasitismo no qual uma rainha de uma espécie entra no ninho estranho, na maior parte das vezes pertencendo a outra espécie. Mata ou torna infértil a rainha residente, e toma o seu lugar. A população da colónia torna-se dominada pela descendência da rainha parasita e morre de causas naturais.

1 comentários:

António Varela 29 de março de 2009 às 17:15  

Verificar novamente o conceito de simbiose (já o tinha referido na aula).
Todas as postagens de Janeiro não possuem referências bibliográficas.

Enviar um comentário

Template by MamaNunes Templates

TOPO