sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Androceu

Andro – prefixo grego, andrós que significa homem, no sentido masculino.

O androceu é o conjunto dos estames, constituídos pelas anteras e filetes, órgãos reprodutores masculinos de uma flor, com a função de produzir grãos de pólen.

No androceu, os órgãos sexuais masculinos passam por um processo de formação de esporos, os grãos de pólen, conhecido como microsporogênese ou gametogênese masculina. Este processo ocorre com as células da parede interna da antera, que possui as células-mãe do pólen.




Gineceu

Gine- prefixo de origem grega que exprime relação com a mulher.

O gineceu é o conjunto dos carpelos, órgãos reprodutores femininos de uma flor, constituídos pelos estigmas, estiletes e ovários, localizando-se, em quase todos os casos, no centro da flor. Por vezes, é constituído apenas por um único carpelo. A contagem do número de carpelos numa flor deve ser feita tendo em conta os ovários, que constituem a base dos mesmos, já que alguns estigmas são profundamente fendidos.

O gineceu é designado como sincárpico se for formado por um ou mais carpelos fundidos na base e é classificado como apocárpico se os carpelos aparecem distintos uns dos outros.

1 comentários:

António Varela 17 de dezembro de 2008 às 19:11  

A vossa pesquisa está bem feita. Podiam explorar melhor a origem das duas palavras.

Enviar um comentário

Template by MamaNunes Templates

TOPO