quinta-feira, 4 de junho de 2009

Recursos geológicos:

Todos os bens naturais de natureza geológica existentes na crosta terrestre e que são passíveis de aproveitamento. O seu aproveitamento está dependente da respectiva concentração na crosta terrestre. Os recursos geológicos conhecidos que podem ser explorados denominam-se reservas.

Estes recursos geoloficos dividem-se em : Recursos Renováveis e Recursos não Renováveis.

Recursos renováveis:

São recursos naturais cujo ciclos de reposição ocorrem num período de tempo cuja duração é compatível com a vida humana. Estes podem ser:


Energia geotérmica - A energia geotérmica é um recurso geológico limpo e renovávelPode-se dividir em dois tipos: energia de alta entalpia e energia de baixa entalpia, conforme o fluido se encontrar a uma temperatura superior ou inferior a 150 ºC.

Energia éolica - Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Actualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente).

Energia hídrica - A Energia Hídrica é nem mais nem menos a energia que poderemos obter através da água. Resulta da transformação da energia potencial da massa de água em energia cinética de rotação da turbina hidráulica, que por sua vez transforma-se em energia eléctrica. Dependendo da tecnologia empregue, a cada processo poderá ser atribuído um rendimento de 80%.

Energia solar - Energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltáicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. Esta é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba.

Energia da biomassa - A biomassa (massa biológica) é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno. Esta energia é resultado da decomposição de materiais orgânicos como, por exemplo, esterco, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos entre outros. A biomassa pode ser uma boa opção energética, pois é renovável e gera baixas quantidades de poluentes.



Recursos não renováveis:

São recursos naturais cujas reservas, quando são exploradas e consumidas a um ritmo elevado, não podem ser reconstituídas num período de tempo compatível com a duração da vida humana. Estes podem ser:


Combustíveis fosseis - Os combustíveis fósseis são substâncias de origem mineral, formados pelos compostos de carbono. São originados pela decomposição de materias orgânicos, porém este processo leva milhões de anos. Logo são considerados recursos naturais não renováveis. Esta matéria orgânica pode ocorrer na crusta terrestre sob três formas: petróleo bruto (líquido), carvão (sólido) e gás natural (gasoso).

Energia nuclear - A energia nuclear, é uma energia que está contida no núcleo dos átomos, nas forças que mantém unidos os seus componentes – as partículas subatómicas. É libertada sob a forma de calor e energia electromagnética pelas reacções nucleares, como as que ocorrem no sol, e nas reacções e explosões nucleares.
Bibliografia: Manual de Geologia 11ºano - " Terra, Universo de Vida"

0 comentários:

Enviar um comentário

Template by MamaNunes Templates

TOPO