segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Darwinismo

  • Dados - Geológicos:

Darwin foi influênciado por Charles Lyell, nomeadamente nos seguintes conceitos:

- As leis naturais são constantes no espaço e no tempo;

- Deve explicar-se o passado a partir dos dados do presente;

- Na longa história da Terra ocorreram mudanças geológicas lentas e graduais;

A partir destas leis Darwin conseguiu comprovar que a terra existia a mais tempo que se pensava, sofreu mudanças lentas e graduais assim como as espécies, tambem tiveram tempo para evoluir.

  • Dados - Biogeográficos:

Os elementos relevantes na formulação da teoria de Darwin, são a existência de uma vasta diversidade de seres vivos e o aspecto exótico de algumas espécies. Para além disso a fauna e a flora diferem de continente para continente.

Com a sua viagem Darwin verificou que em diferentes sitios havia individuos da mesma especie diferenciadas, como por exemplo os tentilhões que em casa ilha apresentavam caracteristicas diferentes, podendo assim concluir que derivaram todos de um ancestral comum.

  • Dados - Selecção Artificial :

Darwin era um criador de pombos, e através dessa criação, pode concluir que ao longo das gerações em caso de cruzamentos selectivos previamente planeadas, é possivel obter individuos com as caracteristicas desejadas, e distanciadas cada vez mais do ancestral comum, este processo evidencia-se na natureza. Este processo deu origem a selecção natural.

1 comentários:

António Varela 29 de março de 2009 às 17:12  

Incompleto. Faltam outros dados.

Enviar um comentário

Template by MamaNunes Templates

TOPO