quinta-feira, 19 de março de 2009

Minerais




Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interacção de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem.

Minerais diferente de rochas:
Embora na linguagem comum por vezes os termos mineral e rocha sejam utilizados de forma quase sinónima, é importante manter uma distinção clara entre ambos. É preciso não perder de vista que um mineral é um composto químico com uma determinada composição química e uma estrutura cristalina definida. Se é verdade que existem rochas compostas por um único mineral, na generalidade dos casos, uma rocha é uma mistura complexa de um ou diversos minerais, em proporções variadas, incluindo frequentemente fracções, que podem ser significativas ou mesmo dominantes, de material vítreo, isto é, não cristalino.

Propriedades físicas dos minerais:
As propriedades físicas dos minerais resultam da sua composição química e das suas características estruturais. As propriedades físicas mais óbvias e mais facilmente comparáveis são:Cor, Brilho, Traço (ou risca), Clivagem, Fractura, Dureza e Densidade

Classificação química dos minerais:
Os minerais podem ser classificados de acordo com sua composição química e são listados abaixo na ordem aproximada de abundância na crusta terrestre.
Silicatos , Carbonatos, Sulfatos, Halóides, Óxidos, Sulfetos, Fosfatos


Mais informacoes sobre este tema podem ser encontradas em http://pt.wikipedia.org/wiki/Mineral

Leia Mais

Comparação entre Lamarckismo, Darwinismo e Neodarwinismo



Clicar em cima da imagem

Leia Mais

Relatório em V de Gowin

Questão Central:
Qual a importância do ângulo de atrito e da água num movimento de massa?

Teoria:
“Geologia, Problemas e materiais do quotidiano – Ocupação antrópica e problemas de ordenamento”

Princípios:

o Geologia: é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma.

o Força de Atrito: é a força natural que actua nos corpos quando estão em contacto com outros corpos e sofrem a acção de outros corpos que tendem a colocá-lo em movimento, é uma força contrária ao movimento ou á tendência de movimento.

o Zona de Vertente: são os locais de instabilidade geomorfológica, implicam que os materiais geológicos situados nas zonas superiores tendam a ser mobilizados para as zonas inferiores.

o Movimento de Massa: consistem em deslocamentos, em zonas de vertente, de grandes volumes de materiais, solo ou de substrato rochoso, devido à acção da gravidade.

o Tenção superficial: é uma força criada a superficie por uma pelicula de agua que tende a ligar os grãos de areia.

o Materiais geológicos: são fragmentos sólidos, de várias dimensões, de origem metamórfica, sedimentar ou magmática, como por exemplo a areia fina, grossa, areão, calhaus, entre outros.



Conceitos:

1º. Força da gravidade
2º. Força de atrito
3º. Zona de vertente
4º. Ângulo de declive
5º. Tensão Superficial
6º. Movimento em massa
7º. Inclinação
8º. Factores condicionantes
9º. Saturação
10º. Factores desencadeantes


Resultados:


(*) apenas caíram alguns grãos


Piso: 26 cm -> 0.026 m
V= d/t



Conclusão:

Após a realização desta actividade prática podemos concluir que existem três factores condicionantes.
1. A quantidade de água presente nos materiais que cria instabilidade numa vertente, devido a alguma água poder se infiltrar nos materiais mais pequenos como a areia fina mas ter pouca ou nenhuma influência nos materiais maiores como os calhaus. Porém, quando em excesso a água pode causar um deslizamento ao longo da vertente.
2.O declive, através da actividade podemos concluir que quanto maior for o declive maior a probabilidade de deslizamento , logo este é o factor que mais influência a ocorrência de deslizamentos de terra.
3. Outro factor importante é a natureza dos materiais, pois materiais maiores deslizam mais facilmente devido há pouca coesão entre eles.

Leia Mais

domingo, 15 de março de 2009

Curiosidade :






Pílula contraceptiva para animais domésticos:



Está a ser desenvolvida uma pílula contraceptiva de toma oral que pode surtir efeito em cães, gatos e porcos. A ideia inicial foi de controlar a natalidade de animais predadores, como os coiotes, que dizimam rebanhos inteiros, mas a verdade é que poderá ser usada em animais domésticos, segundo garantem os investigadores da Faculdade de Medicina Veterinária e de Ciências Biomédicas da Universidade do Texas. A pílula impede a maturação dos óvulos, mas não trava o ciclo, o que pode desagradar a alguns donos, mas o certo é que, num futuro próximo, quando ultimada, pode mesmo ser usada em animais domésticos e ingerida juntamente com a comida. A investigação está a ser subsidiada pelo departamento da agricultura dos Estados Unidos da América e financiada por doações particulares.






Leia Mais

Template by MamaNunes Templates

TOPO