segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Darwinismo

  • Dados - Geológicos:

Darwin foi influênciado por Charles Lyell, nomeadamente nos seguintes conceitos:

- As leis naturais são constantes no espaço e no tempo;

- Deve explicar-se o passado a partir dos dados do presente;

- Na longa história da Terra ocorreram mudanças geológicas lentas e graduais;

A partir destas leis Darwin conseguiu comprovar que a terra existia a mais tempo que se pensava, sofreu mudanças lentas e graduais assim como as espécies, tambem tiveram tempo para evoluir.

  • Dados - Biogeográficos:

Os elementos relevantes na formulação da teoria de Darwin, são a existência de uma vasta diversidade de seres vivos e o aspecto exótico de algumas espécies. Para além disso a fauna e a flora diferem de continente para continente.

Com a sua viagem Darwin verificou que em diferentes sitios havia individuos da mesma especie diferenciadas, como por exemplo os tentilhões que em casa ilha apresentavam caracteristicas diferentes, podendo assim concluir que derivaram todos de um ancestral comum.

  • Dados - Selecção Artificial :

Darwin era um criador de pombos, e através dessa criação, pode concluir que ao longo das gerações em caso de cruzamentos selectivos previamente planeadas, é possivel obter individuos com as caracteristicas desejadas, e distanciadas cada vez mais do ancestral comum, este processo evidencia-se na natureza. Este processo deu origem a selecção natural.

Leia Mais

domingo, 11 de janeiro de 2009

Modelo autogénico :

Hipótese explicativa do aparecimento dos seres eucariontes, segundo a qual estes seres vivos tiveram origem na evolução gradual dos seres procariontes.
O modelo autogénico defende que as células eucarióticas surgirm apartir de células procariontes que desenvolveram sistemas endomembranares apartir de invaginações existentes na membrana plasmática.
Trata-se de uma hipótese com pouca aceitação na comunidade cientifica, pois não esclarece a causa nem a forma como se processou a especialização das membranas invaginadas nas células procarioticas que estiveram na origem do aparecimento das células eucarióticas e pressupõem que o material genético núclear é identico ao material genético existente nas mitocôndrias e cloroplastos, o que não acontece.

Leia Mais

Invaginações :



As invaginações são dobras da membrana celular para o interior da célula.
Segundo se sabe os seres eucariontes resultaram de invaginações sucessivas da membrana plasmatica.

Leia Mais

Simbiose

É uma relação vantajosa entre dois ou mais orgnismos vivos de especies diferentes.
É uma associação permanente de dois ou mais seres vivos, indispensavel pelo menos a um deles, e util ou indiferente a outro. Como os organismos agem activamente em conjunto para proveito mutuo, isso pode acarretar especializações funcionais de cada espécie envolvida.
Por vezes a simbiose é tambem chamada d protocooperação, quando não existe obrigatoriedade na relação deve-se mesmo utilizar esse termo/conceito.

Tipos de Simbiose :

Comensalismo: simbiose em que membros de uma espécie são beneficiados enquanto os de outra espécie não são beneficiados nem prejudicados.

Parasitismo: Simbiose em que os membros de uma espécie vive a expensas de membros de outra espécie. Existem dois tipos, que são:

-Parasitismo social: Coexistência, no mesmo ninho, de duas espécies de insectos sociais, uma delas dependendo da outra.

-Parasitismo social temporário: Parasitismo no qual uma rainha de uma espécie entra no ninho estranho, na maior parte das vezes pertencendo a outra espécie. Mata ou torna infértil a rainha residente, e toma o seu lugar. A população da colónia torna-se dominada pela descendência da rainha parasita e morre de causas naturais.

Leia Mais

Template by MamaNunes Templates

TOPO